Para quem adora conviver com a sensação de liberdade, viajar de moto é uma experiência que confere esse prazer a todos que topam o desafio de encarar uma estrada a bordo de duas rodas.
Mas antes de se lançar à aventura, existe uma etapa fundamental, que é o planejamento da viagem, para que imprevistos ou infortúnios sejam o máximo evitados.
Isto mesmo: planejamento! Afinal, o sucesso de uma viagem depende de vários fatores e um dos mais importantes é exatamente o planejamento. É claro que nada impede que você saia “na doida”, tipo “fui”, mas preparar a moto evita muitos problemas.
Algumas dicas são bem óbvia, mas não custa lembrar: pneu novo funciona melhor do que pneu velho, mas não se esqueça de que os pneus recém saídos da loja vêm com uma camada de proteção bastante escorregadia e que exige alguns bons quilômetros para ser devidamente retirada.
Verifique a transmissão
Além da atenção com os pneus, outro componente que às vezes dá dor de cabeça em viagem é o sistema de transmissão. Se sua moto tem eixo cardã ou correia dentada, ótimo – isso já minimiza radicalmente as chances de problemas com a transmissão.
Mas se a sua moto está equipada com o sistema de transmissão por corrente, é importante ter atenção com a lubrificação, que deve ser grande: em clima chuvoso, a cada 200 – 300 km; em clima quente e seco, a cada 1000 km, no mínimo.
Use a vestimenta adequada
Nem só de cuidados com a moto deve se dar o planejamento de uma viagem em duas rodas. Para quem pilota, é fundamental se atentar, por exemplo, à vestimenta. Quanto mais confortável for a roupa, melhor.
Sinta-se com os movimentos soltos e mantenha o corpo arejado. O calor e o vento aceleram o processo de desidratação e isso associado a uma roupa tipo "armadura medieval" pode causar sérios problemas afetando os reflexos.
Tenha um olhar atento
Mantenha sempre o olhar em um ponto dois ou três segundo à frente de onde você está e planeje o que precisa fazer para alcança-lo. Seu olhar deve ser como os faróis de um carro em movimento, sempre iluminando à frente. Fazendo isso automaticamente você reduz em muito a possibilidade de imprevistos.
O olhar é um dos itens fundamentais à pilotagem de uma motocicleta. A moto vai para onde você olha, principalmente em curvas. Após determinar o traçado desta, jamais olhe para o acostamento, guard-rail, carros em sentido contrário ou coisa que o valha.
E por falar em curva, nunca desista dela depois de iniciada, ainda que eventualmente a pedaleira arraste no chão, olhe para o ponto de saída, use o contra esterço e deixe a pedaleira se dissolver no asfalto.