Para eliminar os efeitos do dia-a-dia corrido e cansativo, nada como se conectar diretamente à natureza, retirando-se por alguns dias do agito da grande cidade.
Opções para isso existem aos montes no entorno do DF, uma melhor que a outra para quem tem espírito aventureiro e ama desbravar trilhas que proporcionam o íntimo contato com a natureza montado sobre duas rodas.
Listamos, a seguir, algumas dicas de lugares preciosos nessa região, ideais para um bate-volta ou um final de semana a bordo da sua moto.
Fazenda Taboquinha (DF)
Localizada próxima à região do Jardim Botânico, a Fazenda Taboquinha é praticamente a natureza salvaguardada da expansão empreendedora que resultou em Brasília – tamanha a proximidade com o centro da cidade.
O local é ideal para quem deseja apreciar o visual do cerrado, com uma trilha off road moderada para motos.
Chapada Imperial (DF)
Maior área de mata particular preservada dentro do DF, a Chapada Imperial está a 50 km do centro de Brasília, numa localização privilegiada: no ponto mais alto do DF, a 1.342 m do nível do mar.
O acesso é uma aventura off road de respeito, com quatro trilhas específicas demarcadas pelo grau de dificuldade: trilha curta, trilha média e trilha longa.
Ao longo desses trajetos, mais de 30 cachoeiras presenteiam os aventureiros com os melhores clima e cenário da natureza. Ideal para um “bate-volta”.
Chapada dos Veadeiros (GO)
Este lugar é demais – um paraíso! Não à toa, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) e é considerado “berço das águas”.
E o melhor: é pertinho para um final de semana de sintonia com a natureza, estando a apenas 230 km de Brasília.
Mas atenção! Se for encarar as trilhas e estradas da Chapada dos Veadeiros, opte por fazê-lo com uma moto apropriada e reforçada para trilhas severas.
Formosa (GO)
Outra opção fantástica de trilha no “quintal de Brasília” está em Formosa-GO, onde o verde do cerrado evidencia não só os encantos da natureza, mas também os registros da nossa história. (esportes de aventura, paraquedas, para glide...)
Foi na região que se deu o marco sudeste da Missão Cruls – expedição de 1892, capitaneada por Louis Cruls a mando de Floriano Peixoto, que demarcou o quadrilátero onde se instalaria a capital do Brasil.
A possibilidade de reconstituir esse trajeto, reproduzindo a Missão Cruls a bordo de uma moto, com mais amigos, é uma experiência que vale a pena.
Pirenópolis (GO)
Lama, rocha, areia, água... Além de belezas naturais, Pirenópolis reserva muitos tipos de estrada que são oásis para os amantes das trilhas sobre duas rodas.
Toda essa exuberância fica distante do centro histórico e das estradas asfaltadas com paralelepípedos da região. Portanto, equipe-se de um boa moto e desbrave todo esse cenário naturalmente belo de Pirenópolis.
Gostou das nossas dicas? Então que tal providenciar hoje mesmo a sua moto para encarar um desses destinos? Aqui na Saga Triumph, temos excelentes opções. Venha conferir.